segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014


Tendo como perspectiva promover um espaço de capacitação e formação sobre a composição de um documento audiovisual, levando em consideração a captura da imagem em movimento e todo o seu processo de edição, a Brigada de Audiovisual da Bahia realizou entre os dias 21 e 24/06 o 1º Mutirão de Audiovisual da Bahia, que aconteceu no Assentamento Terra Vista, localizado no município Arataca, sul baiano.


A iniciativa deste mutirão surgiu a partir de um projeto titulado como “Tabuleiro Digital” que visa inclusão digital e a participação social. O projeto foi colocado em prática por meio de um edital aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), sendo este elaborado pelo coletivo de Núcleo de Estudos e Práticas em Políticas Agrárias (NEEPA), Onda Digital e pelo Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).



O Mutirão contou com a participação da juventude e algumas crianças do Assentamento Terra Vista, com representantes do Ponto de Cultura Casa de Bonecos, localizado em Itacaré-BA, integrantes do NEEPA, representantes do Onda Digital, GEC e de alguns militantes do MST, totalizando 30 pessoas.

Metodologia

Durante os três dias de atividade os participantes do mutirão se dividiram em dois grupos de trabalho: o primeiro teve por objetivo selecionar as imagens, editar e finalizar alguns vídeos da 1º Jornada de Agroecologia; o segundo grupo colocou em prática a captura de imagens em movimento, ou seja, a filmagem de vídeos, tendo em vista o uso de algumas técnicas básicas e se aperfeiçoaram na fotografia.


Além de atividades práticas o mutirão possibilitou espaços teóricos sobre o manuseio de algumas ferramentas de edição de vídeo e táticas para a produção.

Brigada

A brigada de audiovisual surgiu em setembro de 2012 nas festas de 25 anos do MST na Bahia e está se consolidando a partir deste mutirão, com a participação das organizações sociais já citadas, a proposta da brigada é formar multiplicadores para que possam estar levando para outras localidades a proposta de comunicar por meio de vídeos e desenvolver outros, para que possam ser uma ferramenta de dialogo entre os movimentos sociais e a sociedade como um todo.

Nesta perspectiva a construção de uma ferramenta capaz de comunicar de forma direta e atrativa a mensagem da luta popular que o MST e de outras organizações é a missão dessa prática.

Por Wesley Lima
Fonte:
http://vozdomovimento.blogspot.com.br/2013/06/brigada-de-audiovisual-da-bahia-realiza.html

0 comentários:

Postar um comentário